BAIXE CONTEÚDOS E ACOMPANHE AS AULAS AQUI NO BLOG. FALTOU À AULA? NÃO PRECISA NEM PEDIR CADERNO EMPRESTADO!!!

27 março 2011

TÓPICOS EMERGENTES DA ADMINISTRAÇÃO - 25MAR11

A AULA TEVE DUAS PARTES QUESTÕES

1)     Qual a relação da rentabilidade com o grau de risco de um investimento?
a)      Quanto maior a rentabilidade desejada maior o risco a correr.
2)     Do ponto de vista econômico, ao comprar um imóvel já existente caracteriza-se um investimento?
a)      Não, pois é apenas uma transferência de titularidade.
3)     Qual a principal finalidade da emissão dos títulos públicos?
a)      São títulos emitidos para atender as necessidades de caixa e aos desequilíbrios orçamentários dos governos no âmbito nacional,estadual e municipal, outra finalidade a ser considerada é o financiamento de obras públicas.
4)     Diferencie ações ordinárias de preferenciais.
a)      Ordinárias (ON): participação no resultado da empresa e direito a voto em assembléias gerais...
b)     Preferenciais (PN): garantem ao acionista a prioridade do recebimento de dividendos e no reembolso de capital no caso de dissolução da sociedade, não concedendo direito a voto
5)     O que são direitos de subscrição?
a)      É o direito de aquisição de novo lote de ações pelos acionistas — com preferência na subscrição — em quantidade proporcional às possuídas, em contrapartida à estratégia de aumento de capital da empresa.
6)     Quais são as principais atribuições da comissão de valores imobiliárias?
a)      CVM é uma autarquia especial vinculada ao Ministério da Fazenda, com a responsabilidade de disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários.
7)     Quais são os principais mercados disponíveis na Bovespa? Defina-os.
a)      Mercado a Vista: no qual a liq. Física ( entrega de títulos vendidos) se processa no 2º dia útil após a realização do negócio em bolsa e a liq. Financeira ( pag. e rec do valor ) se dá no 3º dia útil.. Tudo isso na CBLC.
b)     Mercado a Termo: Operações com prazos diferidos em geral 30 , 60, 90 dias . O contrato pode ainda ser liquidado antes do seu vencimento.
c)      Mercado de Opções:A opção proporciona ao investidor que o adquire mediante ao pagamento de um premio em dinheiro o direito de comprar ou vender um lote ações a outro investidor com preço e prazo preestabelecido contratualmente. O comprador da opção de compra até a data de vencimento poderá exercer comprando  ou revendendo a opção no mercado.
8)     De que forma se dá a liquidação física e financeira no mercado à vista da Bovespa?
a)      a liq. Física ( entrega de títulos vendidos) se processa no 2º dia útil após a realização do negócio em bolsa e a liq. Financeira ( pag. e rec do valor ) se dá no 3º dia útil.. Tudo isso na CBLC.
9)     Quais são  as principais características de um título?
a)      Renda: variável ou fixa;
b)     Prazo: variável ou fixo;
c)      Emissão: particular ou pública;
10) É possível um empresa optar por remunerar aos seus acionistas através de juros sobre o capital próprio?
a)      As empresas, na distribuição de resultados aos seus acionistas, podem optar por remunerá-los por meio do pagamento de juros sobre o capital próprio, em vez de distribuir dividendos, desde que sejam atendidas determinadas condições estabelecidas em regulamentação específica.
11) Ao abrir uma conta poupança em uma agencia bancária o que você espera obter?
a)      Pessoal
12) Defina quais são as principais instituições componentes do sistema financeiro nacional e suas respectivas funções.
a)      O Conselho Monetário Nacional - CMN, seu organismo maior, presidido pelo ministro da Fazenda, é quem define as diretrizes de atuação do sistema. Diretamente ligados a ele estão o Banco Central do Brasil, que atua como seu órgão executivo,e a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, que responde pela regulamentação e fomento do mercado de valores mobiliários (de bolsa e de balcão).
13) O que são ações?
a)      Títulos renda variável emitidos por sociedades anônimas S.A que representam a menor fração do capital da empresa emitente.
14) O que é um clube de investimento?
a)      Instrumento de participação dos pequenos e médios investidores no mercado de ações, que pode ser administrado por uma sociedade corretora. A participação é feita pela aquisição de quotas iguais, representativas de uma parcela do patrimônio do clube e sua rentabilidade depende do desempenho dos títulos componentes de sua carteira. Máximo 150 integrantes.
15) É correto afirmar que as sociedades corretoras contribuem para um fundo de garantia? Caso a resposta seja afirmativa, com que finalidade.
a)      As cotas do Clube de Investimento - FGTS correspondem a frações ideais em que se divide o seu patrimônio,assumindo a forma escritural e assegurando a seus detentores direitos iguais.
16) Qual a diferença entre mercado primário e mercado secundário?
a)      Mercado Primário: compreende o lançamento de novas ações no mercado;
b)     Uma vez ocorrendo o lançamento inicial ao mercado as ações passam a ser negociadas no mercado Secundário, que compreende as bolsas de valores e os mercados de balcão ( mercados onde são negociadas ações e ativos de empresas de menor porte)
17) É importante ter uma carteira de investimento diverssificada porque...
a)      Reduz a exposição a riscos.
18) Quando as ações estão depositadas em custódia na CBLC, isto significa que...
a)      Não sei a resposta certa.
19) Uma opção de compra representa para o titular
a)      Não sei a resposta certa.
20) Defina bolsa de valores e sociedades corretoras.
a)      Bolsa de Valores: são locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente.
b)     Sociedades Corretoras: são instituições financeiras, devidamente credenciadas pelo Banco Central do Brasil , pela CVM e pelas próprias bolsas e estão habilitadas a negociar valores mobiliários em pregão.
21) Diferencie comercial papers (notas promissórias) de letras de cambio.
a)      Commercial Papers ( Promissórias) são títulos de emissão de S.A representativos de dívida de curto prazo. Mínimo 30 dias, máximo 360 dias.
b)     Letras de Cambio: Emitidas por sociedades de Crédito, para captação de  recursos para financiamento de compra de bens de consumo durável ou de capital de giro de empresas, tem prazo certo de vencimento
22) O que são Debêntures?
a)      São títulos emitidos por S.A representativos de parcela de empréstimo contraído pelo emitente com  o investidor, a médio ou longo prazo garantidos pelos ativos da empresa

E REPORTAGEM: MUITO ALÉM DO BALANÇO - CAPACIDADE DE INOVAÇÃO, FORÇA DA MARCA, COMPETÊNCIA DOS EXECUTIVOS. A PARTI DE SETEMBRO, O BNDS VAI AVALIAR TAMBÉM ATIVOS INTANGÍVEIS COMO ESSES ANTES DE LIBERAR EMPRÉSTIMOS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS. (REVISTA EXAME 20 MAIO 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o caderno on-line. Conteúdos das aulas, trabalhos e provas. Tudo aqui. Abraço