BAIXE CONTEÚDOS E ACOMPANHE AS AULAS AQUI NO BLOG. FALTOU À AULA? NÃO PRECISA NEM PEDIR CADERNO EMPRESTADO!!!

14 março 2011

ADM E AVALIAÇÃO DE PROJETOS - 03MAR11

Professor Gerzson, veja os conceitos básicos.

EMENTA: Identificar as etapas de elaboração de um projeto e fatores intervenientes, como análise de mercado, estudo da viabilidade, fluxo financeiro e econômico, indicadores e taxa de retorno sobre os investimentos.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

1. Fornecer uma estrutura conceitual  sobre a administração  de projetos;
2. Transmitir noções básicas sobre a estruturação e  planejamento de projeto, com vistas a sua utilização como instrumento indispensável à avaliação de projetos ou plano de negócios;
3. Habilitar e Oportunizar a elaboração de um projeto ou plano de negócios aplicado. 

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
PARTE I – PROJETO
     Unidade 1 – Ambiente:  caracterização do ambiente de projeto;
Unidade 2 – Projeto: definição, origem, características, fatores de sucesso e insucesso, e empreendimentos relacionados;
     Unidade 3 – Gerência de projetos:  o papel do gerente de projetos;
     Unidade 4 – Ciclo de Vida: caracterização das fases de um projeto;

PARTE II – DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
     Unidade 5 – Projeto/Plano de Negócios:  Estruturação de um Plano de Negócios; Estudo dos itens principais de um Plano de Negócios, tais como: Caracterização da empresa/empreendimento; Análise do Mercado e Competitividade (mercado, localização, produto, cliente, fornecedor, concorrência, marketing, etc); Investimentos (custos, receitas, capital de giro, projeções, viabilidade econômica-financeira, etc); Gestão (estrutura organizacional, redes de atividades, cronograma, PERT-CPM, etc); Execução e Controle.


 AVALIAÇÃO
·         Participação em aula:  20%
·         Trabalhos e Avaliação em aula: 50%
·         Prova/Projeto:  50%


AULA (TÓPICOS DOS SLIDES): UNIDADE 1 - AMBIENTE


- Empresa: Parcerias; Crise no Estado; Iniciativa Privada; Distribuição da Renda; Desintermediação; Desverticação; Preservação Ambiental; Competitividade; e, Globalização.
- Outros Fatores: Evolução Tecnológica; Difusão da Informação; Estabilização da Economia; Rápidas Mudanças; Flexibilidade; e, Nova concepção de projeto.
- Projeto de Fábrica: mercado, produção, localização, administração, custos e receitas;
- Projeto de Negócios: mercado, produção, localização, custos e receitas, estratégia competitiva, marca, clientes e fornecedores, tercerização, franquia, logística e gestão.
- Gráfico 1: quanto maior a dinâmica do ambiente maior a complexidade do projeto.
- Gráfico 2:
UNIDADE 2 - PROJETO
- Fatores que geram projetos na organização: necessidades, oportunidades e problemas.
- Fatores internos que demandam projetos nas organizações: melhoria do produto, novo produto, melhoria interna, mudança organizacional, produto único, gestão estratégica da empresa, prazos e recursos limitados, compartilhando recursos escassos.
- Conceitos de Projeto: projeto, em um sentido lato, é qualquer propósito de ação definido e organizado de forma racional (Holanda, 1983); projeto é um empreendimento temporário, com objetivo de criar serviço ou produto único (Prado 1988); é um empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas possa atingir seus objetivos respeitando parâmetros de prazo, custo e qualidade (Menezes 2001); 
- Origem dos projetos: Público: surgem como resultado de planos globais ou setoriais de desenvolvimento, de caráter nacional, regional ou local objetivando benefícios para a sociedade. Privado ou Empresariais: surgem geralmente em resposta pela necessidade do mercado (sobrevivência e retorno do capital investido).
- Classificação dos projetos: Macroeconômico: setor de atividade econômica, por exemplo, agrícola, industrial de serviços; Microeconômico: impacto interno na empresa, por exemplo, implantação, modernização, ampliação, reestruturação e relocalização; e, Em função do Uso: processo decisório, por exemplo, viabilidade, final, financiamento.


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A EMENTA

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS SLIDES DA AULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o caderno on-line. Conteúdos das aulas, trabalhos e provas. Tudo aqui. Abraço