BAIXE CONTEÚDOS E ACOMPANHE AS AULAS AQUI NO BLOG. FALTOU À AULA? NÃO PRECISA NEM PEDIR CADERNO EMPRESTADO!!!

14 março 2011

ADM PRODUÇÃO E OPERAÇÕES - 01MAR11

NÃO TENHO A MATÉRIA, MAS ESTE É MEU TRABALHO:


APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM CASA – CRISTIAN BERNY
Não é difícil perceber que naturalmente as pessoas já aplicam os cinco sensos em suas casas, porém, deve-se destacar que umas utilizam menos sensos que outras, e, ainda, com grau de intensidade diferente.
Comecemos nós pelo princípio. Quais são os elementos que constituem uma casa ou apartamento? Tal pergunta é oportuna, uma vez que, na maioria das vezes, não moramos apenas cercado por quatro paredes e sob um teto. Nosso lar possui os cômodos: sala, cozinha, banheiro, quarto e outros. Cada qual possui a sua finalidade, ou seja, a sua razão de ser. Podemos dizer que eles são construídos conforme a sua UTILIZAÇÃO. Obedecendo ao fim a qual se propõem as peças da casa, cada uma, separadamente, e de forma mais detalhada, podemos evidenciar mais o senso de UTILIZAÇÃO. A cozinha, por exemplo, possui na pia um local destinado à espoja e ao detergente, pois se adota um critério de FREQUENCIA DE USO.
O senso de ORDENAÇÃO nada mais é que cada coisa em seu lugar e é facilmente detectado nos lares. No guarda-roupa, cada peça está no seu lugar, as de frio num compartimento as de verão em outro. Na cozinha também, tem o armário da louça e o armário da comida. É importante perceber que a ORDENAÇÃO está intimamente ligada com a UTILIZAÇÃO, uma vez que as coisas devem estar em seu lugar conforme os critérios determinados no senso anterior.
A LIMPEZA é senso mais óbvio. Todo dia varre-se o chão, lava-se a louça e a roupa, de vez em quando os vidros das janelas, e assim por diante. É o último dos sensos práticos, uma vez que os outros dois são mais subjetivos.
O senso de ASSEIO ou BEM-ESTAR é uma consequência dos três primeiros sensos, em outras palavras, é zelar pela saúde física, mental e emocional tanto dentro como fora de cada.

A AUTODISCIPLINA é muito subjetiva, varia de pessoa para pessoa e manifesta-se quando todos os outros sensos são mantidos.
Por fim, o 5S nada mais é que a constatação da natureza lógica do se humano e para que o programa esteja completo é necessário estabelecer alguns itens de controle para que ele seja executado de forma padronizada. O mais utilizado é a auditoria e seus resultados ainda devem ser avaliados e melhorados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o caderno on-line. Conteúdos das aulas, trabalhos e provas. Tudo aqui. Abraço