BAIXE CONTEÚDOS E ACOMPANHE AS AULAS AQUI NO BLOG. FALTOU À AULA? NÃO PRECISA NEM PEDIR CADERNO EMPRESTADO!!!

14 março 2011

TÓPICOS EMERGENTES DA ADMINISTRAÇÃO - 11MAR11

Professor Afonso,

Avaliações: 1º Bimestre: Prova valendo 8 e trabalhos em sala 2; 2º Bimestre: trabalho valendo 8 e trabalhos valendo 2 (Trabalho do segundo bimestre será de logística).

Ementa: Mercado de Capitais; Commodities; Derivativos; Sistemas de Informações; Certificações; Logística empresarial; Alianças estratégicas; Jogos empresariais; Teletrabalho; Empreendedorismo; Ética nas empresa.

Aula: MERCADO DE CAPITAIS (resumo)
O Sistema Financeiro Nacional é composto de Instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação deste processo.

O Conselho Monetário Nacional - CMN, seu organismo maior, presidido pelo ministro da Fazenda, é quem define as diretrizes de atuação do sistema. Diretamente ligados a ele estão o Banco Central do Brasil, que atua como seu órgão executivo, e a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, que responde pela regulamentação e fomento do mercado de valores mobiliários (de bolsa e de balcão).

Poupança - Parcela da renda não utilizada para consumo.

Investimento - Emprego da poupança em atividade produtiva, objetivando ganhos a médio ou longo prazo. É utilizado, também, para designar a aplicação de recursos em algum tipo de ativo financeiro. E espera-se:
❏ reserva para qualquer despesa imprevista e uma garantia para o futuro - SEGURANÇA;
❏ boa remuneração - RENTABILIDADE;
❏ esperança de ver crescer o capital empregado - VALORIZAÇÃO;
❏ defesa contra eventual desvalorização do dinheiro - PROTEÇÃO;
❏ oportunidade de associação com empresas dinâmicas - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;
❏ rápida disponibilidade do dinheiro aplicado - LIQUIDEZ.

Três aspectos básicos de um investimento:
❏ renda - variável ou fixa;
❏ prazo - variável ou fixo;
❏ emissão - particular ou pública.

Investimentos Imobiliários: Envolvem a aquisição de bens imóveis, como terrenos e habitações. Para a economia como um todo, entretanto, a compra de um imóvel já existente não constitui investimento, mas apenas transferência de propriedade. Os objetivos do investidor em imóveis são geralmente distintos daqueles almejados pelos que procuram aplicar em valores mobiliários, sobretudo no que se refere ao fator liquidez de um e de outro investimento.

Mercado de capitais: é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de
proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.


As empresas, à medida que se expandem, carecem de mais e mais recursos, que podem ser obtidos por meio de:
❏ empréstimos de terceiros;
❏ reinvestimentos de lucros;
❏ participação de acionistas.

Mercado primário: compreende nova entrada de ações no mercado.
Mercado secundário: No qual ocorre a negociação dos títulos adquiridos no mercado primário, proporcionando a liquidez necessária.

Principais títulos de renda variável: Título negociável, que representa a menor parcela em que se divide o capital de uma sociedade anônima.

O investidor em ações é co-proprietário da SA da qual é a acionista, participando assim dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro a qualquer tempo.

Ações ordinárias: participação no resultado da empresa com direito a voto.
Ações preferenciais: participação no resultado da empresa apenas.

Quanto à Forma:
Nominativas: Cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a
entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente.

Escriturais: Ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos.
Rentabilidade:  É variável. Parte dela, composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios
concedidos pela empresa, advém da posse da ação; outra parte advém do eventual ganho de capital na venda da ação.

Ativos Privados de Renda Fixa
Debêntures e Debêntures: Títulos emitidos por sociedades anônimas, representativos de parcela de empréstimo contraído pela emitente com o investidor, a médio e/ou longo prazos, garantidos pelo ativo da empresa.
Commercial Papers: Títulos de emissão de sociedades anônimas abertas, representativos de dívida de curto prazo (mínimo de 30 e máximo de 360 dias).

Letras de Câmbio: Emitidas por sociedades de crédito, financiamento e investimento, para captação de recursos para financiamento da compra de bens de consumo durável ou do capital de giro das empresas. São
lançadas na forma nominativa, têm renda fixa e prazo certo de vencimento.


Ativos Públicos de Renda Fixa

Bônus do Banco Central (BBC), Notas do Tesouro Nacional (NTN), Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Banco Central (NBC)
Atualmente, a execução da política monetária é feita pela colocação desses títulos nas instituições financeiras, por intermédio de leilões que podem ter periodicidade semanal.

Letras Financeiras dos Tesouros Estaduais - LFTE
Também denominadas Títulos da Dívida Pública Estadual. São emitidas para atender às necessidades de caixa e aos desequilíbrios orçamentários dos governos estaduais.

Letras Financeiras dos Tesouros Municipais - LFTM
Representam empréstimos municipais. São emitidas para que seja possível o financiamento de obras públicas.


Comissão de Valores Mobiliários - CVM:  é uma autarquia especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com a responsabilidade de disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários.

Bolsa de Valores: são locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente.


Sociedades Corretoras: são instituições financeiras, devidamente credenciadas pelo Banco Central do Brasil, pela CVM e pelas próprias bolsas, e estão habilitadas a negociar valores mobiliários em pregão.

BOVESPA

Mercado a Vista: No qual a liquidação física (entrega de títulos vendidos) se processa no 3º dia útil após a
realização do negócio em bolsa e a liquidação financeira (pagamento e recebimento do valor da operação) também se dá no 3º dia útil posterior à negociação, e somente mediante a efetiva liquidação física. A liquidação física e financeira é processada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC.


Mercado a Termo: Operações com prazos de liquidação diferidos, em geral, de trinta, sessenta ou noventa dias. Para aplicações no mercado a termo são requeridos, além do registro na CBLC, um limite mínimo para a transação e depósito de valores na CBLC — tanto pelo vendedor como pelo comprador —, utilizados
como margem de garantia da operação.


Termo em Pontos: Assim como na modalidade tradicional, o termo em pontos constitui-se na compra ou venda de uma certa quantidade de ações a um preço preestabelecido, para liquidação em prazo determinado, a contar da data de sua realização.


A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC: é a empresa responsável pela compensação, liquidação e controle de risco das operações realizadas na BOVESPA, nos mercados a vista e de liquidação futura, e pelo registro e controle das operações de empréstimo de títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o caderno on-line. Conteúdos das aulas, trabalhos e provas. Tudo aqui. Abraço