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17 março 2011

ADM E AVALIAÇÃO DE PROJETOS - 17MAR11

Debate sobre o caso ARCA DE NOÉ.

Conteúdo da Aula.

Sucesso x Stakeholders
São indivíduos e organizações envolvidos no projeto, ou que serão afetados positivamente ou negativamente pelo resultado final. Devem ser identificados e gerenciados, pois são peças chaves no projeto. Principais: o chefe, o patrocinador, organização, gerente do projeto, cliente e o time.

Sucesso do Projeto
Será um sucesso bem sucedido quando? ficar abaixo do orçamento previsto; terminar mais rápido; consumir menos pessoas; o cliente ser surpreendido pela qualidade do resultado do projeto.
Um projeto bem sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado. Um projeto tem sucesso quando atinge ou supera as expectativas dos seus stakeholders.

Características Técnicas:
Ser concluído dentro do prazo previsto. Ser concluído dentro do orçamento previsto. Ter utilizado os recursos (materiais e pessoais) sem desperdício. Ter atingido a qualidade/performance desejada.

Características Organizacionais:
Ter sido concluído com o mínimo de alterações em seu escopo. Ter sido aceito sem restrições pelo cliente ou  contratante. Não tem modificado ou agredido a cultura da organização.

Principais Fatores Críticos do Insucesso
Objetivo, Prazo, Orçamento, Riscos.

Insucessos de um Projeto

Obstáculos Naturais: mudança na estrutura organizacional da empresa. Mudança de tecnologia. Evolução dos preços e prazos. Complexidade encontrada no projeto.

Falhas Gerenciais: as metas e os objetivos são mal estabelecidos ou não são compreedidos pelos escalões inferiores. O projeto inclui muitas atividades e pouco tempo para realizá-las. Estimativas financeiras pobres e incompletas. O projeto é baseado em dados insuficientes ou inadequados. O projeto não tem uma pessoa responsável.  O projeto foi baseado na experiência empírica. Não foi planejado tempo para planejamento e estimativas. Não se conheciam as necessidades de pessoal, equipamento e recursos. Não se conheciam os pontos chaves do projeto. Ninguém verificou se as pessoas envolvidas no projeto tinham os conhecimentos necessários para executar. Os padrões de trabalho não foram estabelecidos.

CAPÍTULO 3: CICLO DE VIDA

O ciclo de vida é a sequencia das fases que vão do começo ao início do projeto. As fases do ciclo de vida são específicas de cada tipo de projeto e variam de uma empresa para outra. São quatro as etapas principais do projeto.

Fase 1: Conceitual (Definição de Idéias)
Marca a germinação do projeto, do seu nascimento até a aprovação da proposta para sua execução.
- Identificação das necessidades e/ou oportunidades;
- Tradução das necessidades e/ou oportunidades em problemas;
- Diagnóstico de situação;
- Determinação dos objetivos e metas a serem alcançados;
- Análise do ambiente;
- Análise das potencialidades ou recursos disponíveis;
- Avaliação da viabilidade de atingimento dos objetivos;
- Estimativa dos recursos necessários;
- Elaboração da proposta do projeto;
- Apresentação da proposta e venda da idéia;
- Avaliação e seleção com base na proposta submetida;
- Decisão quanto à execução do projeto;

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